24 agosto 2017

Diferentes maneiras de ter ideias incríveis para posts | CMBA #1

3 anos e 08 meses de blog não é para qualquer um, não é mesmo? Nesses três anos tantas coisas aconteceram e eu pude apender tanto com a blogosfera, que acho que chegou a hora de ajudar você, blogueiro!

A partir de hoje começa a série "Como manter seu blog atualizado (CMBA)", que contará com 5 posts ao total, todos com dicas maravilhosas de organização e modos de manter seu blog sempre recheado!  

Neste primeiro post, falaremos sobre como ter ideias para posts.


1. Atualize suas categorias

Se o seu blog, assim como o meu, abordar vários assuntos, ele provavelmente tem categorias, que são temas abordados frequentemente. Então, abra suas categorias e pense: "qual post poderia entrar aqui?". Darei um exemplo com três categorias do blog:

  • Filmes e séries
  • Últimos filmes que assisti
  • 5 filmes que eu recomendo
  • Minha série favorita

  • Música
  • Playlist
  • Novo álbum da Kesha (ou de qualquer outro artista)
  • Indicação de alguma banda

  • Livros
  • Resenha do último livro que li
  • Wishlist literária
  • Os autores que eu mais gosto
Tente encontrar no mínimo três temas para cada categoria, viu como é fácil? Com três categorias eu já gerei 9 posts diferentes!

2. Divida um tema em vários posts

Alguém já notou que eu estou fazendo isso neste exato momento? Quero passar pra vocês bastante conteúdo, porém se eu colocasse todas as dicas em um post só, ele ficaria enorme e cansativo. Então, nada melhor do que dividir o tema em vários posts!

3. Anote tudo!

Eu anoto todas as minhas ideias no bloco de notas do celular. Acho super prático, pois o celular está comigo a todo momento e eu consigo me organizar facilmente. Há quem prefira agendas, o importante é anotar tudo o que vier à sua cabeça.

Quando eu digo tudo, é tudo mesmo! Uma palavra, uma frase, o nome de uma música, o nome de um álbum, uma cor. Qualquer coisa que você pensar e imediatamente ter aquele "click" de "isso pode virar um post", anote. Assim, você não esquece sua ideia, e pode trabalhar em cima desse tema com mais calma depois.

O aplicativo de bloco de notas que eu uso (já que o meu celular não tem) é o ColorNote, minha conta é logada com a do Facebook, tudo o que eu escrevo lá fica salvo, e se eu perder meu celular ou algo do tipo, assim que eu abrir o aplicativo e fizer meu login novamente, estará tudo lá intacto! Eu adoro o aplicativo, pois consigo fazer listas (marcar o que já foi feito), e consigo separar minhas notas por cores, deixando-as em ordem de importância!



4. Faça a continuação de um post antigo

Sabe aquele post que você fez há tempos e ele gerou muitas visualizações e você tem várias coisas para acrescentar? Crie uma continuação para ele!

5. Não descarte suas ideias

Nós sempre temos ideias que achamos ruins, mas não joga ela fora, tadinha! Deixa ela lá, guardadinha, quem sabe daqui um mês (ou até  um ano) você acabe achando aquela ideia boa ou ela te inspire a fazer outra coisa? 

Essas foram as dicas de hoje! Espero que essa série de posts seja útil para pelo menos uma pessoinha. Lembrando que todos os posts do CMBA sempre sairão às quintas-feiras.

44 comentários:

  1. Oi Vitória, tudo bem? Achei incrível essa ideia de ajudar blogueiros. Não somente aqueles que estão no começo mas outros que de vez em quando se sentem perdidos. Uma das coisas que considero mais importante é com certeza ter um aplicativo para anotar todas as ideias. Tenho um caderninho e ele não sai da minha bolsa. Tenho ideias para uns dois meses acredita? Só precisamos nos organizar e ter tempo para escrever sobre tudo isso. Curiosa pelos próximos posts. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika! Obrigada por apoiar esse pequeno projeto! Também vou anotando as ideias e rende pra um tempão, hahaha!

      Excluir
  2. Amei o post! Eu sou uma nova blogger e tento manter atualizada para não perder meus seguidores logo no inicio. É tudo novo para mim e eu já acho bem complicado as ideias virem. Achei as suas ideias excelentes e vão me dar muito ajuda agora no inicio! Ansiosa por continuação.
    eu blog: https://fatiialex.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz em saber que estou te ajudando! Boa sorte com seu blog! :)

      Excluir
  3. Amei o post, super bem estruturado e com dicas incríveis, de verdade!
    Continua o bom trabalho eheh, beijinhos,
    https://i-dreamer-girl.blogspot.pt/2017/08/dicas-para-o-ano-letivo-2017.html

    ResponderExcluir
  4. Para quem quer começar a organizar melhor a sua forma de gerir um blogue e as suas publicações, este post está excelente!
    Ficarei à espera das próximas dicas.

    Beijo *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Bom saber que você irá acompanhar <3

      Excluir
  5. Miga sua louca que coisa incrível ♥♥
    eu sou blogueira a 7 anos (que loucuraaa) também aprendi (e aprendo) muita coisa nesse tempo viu? adorei a séria (você e mega criativa) e já vou acompanhar .. bjus

    ResponderExcluir
  6. Agora na correria da monografia tenho tido sérias dificuldades para encontrar assuntos bacanas que não envolvam meu tema de mono aeihaiueiuae. É engraçado como a gente acaba se ligando aquilo que nos rodeia e isso reflete diretamente nas nossas escolhas ou conversas. Tuas dicas são ótimas, principalmente a de dividir um assunto amplo em vários segmentos. Isso ajuda super na hora da organização ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Sempre queremos falar sobre o que estamos vivendo!! Obrigada, Kelly<3

      Excluir
  7. Nossa, mas eu amei Vit! E que felicidade saber que você está há 3 anos firme na blogosfera, isso é mesmo admirável e muito legal! Eu permaneci por um tempo, saí e depois voltei! Meu blog fez um ano em abril :) haha, e pretendo continuar por muuuuuuito mais tempo!

    Acho que esse é um dos maiores dilemas de alguém que deseja manter o blog "sobre o que irei falar?" Muitas pessoas também temem aquela fase do "bloqueio criativo", quando nada parece vir à mente ou quando nada parece funcionar.

    Amei suas dicas, na verdade, eu até me senti mais inspirada ainda, e tive ideias para futuros posts! Amei a criatividade, as sugestões, o encorajamento... amei, amei, amei! Vou ficar ligada nas próximas dicas!

    Beijos, parabéns!
    Senhorita Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI QUE LINDAAA! Você até me deu uma ideia de fazer um post falando sobre o temido bloqueio criativo, hahaha!
      Fico super feliz em saber que você gostou das dicas e mais feliz ainda em saber que pude te inspirar! <3

      Excluir
  8. Oi! Nossa, adorei! Inclusive já vou usar suas dicas. Tem dias que aparecem uns bloqueios e não sei o que fazer. Então muito obrigada! E muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nadaaa! Obrigada pelo carinho, flor!

      Excluir
  9. Vitória, essas dicas são realmente importantes. São em coisas pequenas assim do dia a dia que você acumula ideias pra milhares de posts no blog. Se eu não tivesse essas técnicas (não exatamente como voce faz, mas basicamente a mesma coisa) eu não teria conseguido fazer o BEDA de maneira não tranquila.
    Ótimo post!

    Beijos!
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, às vezes bate um vento e você já fala "AI VOU FAZER UM POST SOBRE AQUELA MÚSICA QUE SE CHAMA 'A CADA VENTO'", hahaha!

      Excluir
  10. Eu também anoto as ideias que eu tenho .Na verdade eu fui tentar aderir o bullet journal e a unica coisa que eu faço nele é anotar ideias.
    Sabe que eu ando pensando em fazer um post falando sobre os ultimos filmes que assisti ,mas estava meio com receio porque foge um pouco da tematica livros e eu vivo me amarrando.

    Eu tenho a categoria "Filmes & Séries " no meu blog ,acho que mês que vem vou usar essa ideia.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENINA NÃO SE PRENDA A UMA CATEGORIA SÓ!! Deu vontade, faz!! A vida é muito curta pra abordar um tema só no blog, hahaha!
      Eu sou looouca pra fazerum BuJo!

      Excluir
  11. Babe, que post maravilhoso é esse? Me explica? Amei as dicas, o jeito que você explica cada ideia, enfim, eu acho que esse é o tipo de post que todo mundo deveria ler. SÉRIO ❤️

    Beijos, Vi
    Supimpa Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI QUE AMOR <3 Fico tão feliz em ler isso!
      Obrigadaaa!

      Excluir
  12. Oie!

    Eu também tenho o hábito de anotar tudo nas notas do celular - comprei até uma agenda pra tentar organizar mais os pensamentos, mas acabou ficando uma bagunça ahahaha. Adorei as dicas e já me inscrevi pra receber no meu e-mails os próximos posts do CMBA, adorei o projeto!

    Beijinhos,

    www.floresdeoutono.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor! <3 Espero que você goste dos próximos posts! <3

      Excluir
  13. Geralmente anoto ideias para o blog no meu bullet journal, mas eu tbm tenho o ColorNote no meu celular e quando estou longe do bujo ele é ótimo. Aprendi da pior forma que é necessário sempre anotar qualquer ideia por que eu já esqueci várias por não tê-las guardado em algum lugar haha.
    Amei as tuas dicas, principalmente as de número 4 e 5
    Quero ler os próximos posts \0/
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nunca esqueceu várias ideias (eu sempre, aliás, isso teve que acontecer muito comigo para eu aprender a anotar)?

      Excluir
  14. Olarrr, gostei muito do post, suas dicas são ótimas! Gostei que você falou bastante sobre organização que é exatamente o que eu preciso, hahah. Vou ver se consigo seguir suas dicas, estou precisando! rs

    ResponderExcluir
  15. Essa dica de ANOTAR TUDO e muito a minha cara ♥ Eu anoto absolutamente tudo , quando falo TUDO é tudo mesmo . Não vou pra rua sem meu caderninho e a caneta hahahaha . Vi seu post tá uma UVA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotar é vida! AAAAH, LINDA!! <3

      Excluir
  16. Gostei muito do post, adoro quando blogueiras compartilham seus truques assim! Preciso muito fazer esse lance das categorias, pois algumas atualizo sempre e outras não publico nada a respeito há meses... Já vou me planejar pra mudar isso!

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Malu! :)

      Excluir
  17. AAAAh que dica maravilhosa!! eu andava super bloqueada e comecei a anotar qualquer ideia que vinha surgindo, isso ajudou muito, anoto no cel tbm! mas, gostei muito da dica de "Puxar" varios posts de um mesmo tema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ideia é bacana e rende vários posts, né?

      Excluir
  18. Opa, anotei várias das suas dicas aqui!
    Eu também costumo deixar as ideias anotadas no celular, agora é colocar em prática!
    Parabéns pelo post, de muita utilidade, com certeza!

    Beijo :*

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto tanto das suas dicas, como eu aprendo bastante com você..
    Ja vou colocar essas dicas em pratica

    ResponderExcluir
  20. Aguardando por mais posts como esse! E, se eu puder dar mais uma ideia para você, o app do OneNote do Office é ótimo para nós, pois ele pode ser visto tanto no programa para computador, quanto no celular e na versão online. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Vou testar também! Obrigada pela dica!!

      Excluir
  21. Olá, tudo bem? Pegue o bonde andando, mas to aqui no primeiro post da serie pra dizer que adorei.
    Obrigado por dividir teu conhecimento conosco ♥
    Beijos
    Blog Vic Israel // Facebook // Instagram

    ResponderExcluir
  22. Anotar as ideias é infalível, qualquer coisinha eu também anoto... to com o bloquinho cheio <3

    SEXTA DIMENSÃO
    Fanpage

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, clique na caixinha que fica em frente "comentar como" e selecione "Nome/URL" ou comente com sua conta do Wordpress :)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo