31 agosto 2017

Sobre as fotos que ilustram o seu post | CMBA #2

Imagens deixam todo post mais bonito. Dão um contexto para a publicação e deixam a leitura menos cansativa. Mas, onde achar essas imagens? Onde criá-las? Como tirar suas próprias fotos para seu post? Vou explicar tudo isso hoje!

"Como manter seu blog atualizado (CMBA)" é uma série que contará com 5 posts ao total, todos com dicas maravilhosas de organização e modos de manter o seu blog sempre recheado!
Esse é o segundo post, lembrando que todas as publicações dessa série vão ao ar às quintas-feiras!

LEIA TAMBÉM: CMBA #1: Diferentes maneiras de ter ideias incríveis para posts



Existem vários jeitos de conseguir imagens para o seu post: tirando suas próprias fotos, criando artes (como a dessa postagem) ou até pegando imagens da internet. Vamos falar de uma por uma? Assim você terá várias alternativas aos seus pés na hora de encontrar fotos para um post!

Tirando suas próprias fotos

Existem muitos blogueiros que não tiram suas fotos simplesmente por não ter uma câmera (oi?). Mas as coisas não funcionam bem assim. É possível criar fotos incríveis com seu celular!

Eu já fiz um post no blog falando sobre isso, mas foi há muito tempo mesmo, agora eu tenho outra visão sobre fotos tiradas com o celular e mais dicas para passar, por esse motivo, o post citado está arquivado, porém, em breve, ele virá à tona com muitas dicas incríveis!

Vou dar algumas dicas simples, porém que ajudam muito, e deixar algumas fotos minhas feitas pelo celular aqui!

Se você vai fotografar para um post, é bom que o tema do post já esteja definido, assim fica mais fácil de pensar na foto. Não tem relação nenhuma um post que fala sobre produtos de cabelo com uma foto de tesoura, né? Por isso é importante ter o tema definido, para depois fotografar.


  • Iluminação
Procurem sempre fotografar de dia, e usar a luz do sol, a iluminação é essencial em uma foto!

  • Composição
Quais são os elementos importantes da sua foto? Veja se o foco principal está claro e se não há itens demais "poluindo" a sua imagem.

  • Cortar fotos
Essa dica é importantíssima: não dê zoom! O zoom tira muito a qualidade de uma imagem, então se você precisar aproximar algo que está longe, experimente cortar a foto!

  • Limpe a lente da câmera
Nós andamos com o celular o dia inteiro, imagina o quão sujo ele fica? A lente fica super suja, mas não é perceptível. Sempre limpe a lente do celular, a imagem fica bem mais bonita


Eu dei dicas bem simples e sucintas, mas indico que vocês pesquisem ao máximo sobre o assunto, para melhorarem cada vez mais! Alguns links sobre o tema que você pode ler: Luh Testoni Fotografia (canal de vídeos sobre fotografia) | Dicas de fotografia - Raelogia

Algumas fotos minhas feitas com o celular (aliás, me acompanha lá no instagram: @bruscato_vit):










Criando artes online

Gráficos são uma ótima maneira de ilustrar imagens e são tão fofinhos!

Todas as imagens do blog (que ilustram posts, do cabeçalho e da fanpage) foram feitas com o Canva! Eu adoro esse site pois é super fácil de usar os elementos, tem várias artes prontas e imagens gratuitas, e as imagens já vem no tamanho certo para cada rede social! 

A primeira imagem desse post foi feita com o Canva, e não levou nem 15 minutos para ficar pronta! Já fiz um post inteirinho falando sobre esse recurso.

Outro site com a mesma finalidade e que eu já usei muito e também já falei sobre aqui no blog é o BeFunky. Vale a pena conferir!

Dando créditos à imagens

Você não conseguiu criar um gráfico legal e nem tirar uma foto bacana, então decidiu procurar uma imagem no Google, no Pinterest, no Instagram, ou em qualquer outro lugar. Mas, algo importante a ser lembrado é: alguém produziu essa imagem. Essa pessoa teve um trabalhão para você simplesmente usar aquela foto sem nem ao menos citar o nome dela. Então vamos mudar isso agora!

Você achou a foto no Google? Não basta escrever "Imagem: Google" abaixo da foto e pensar que está tudo ok. O Google é apenas um site com milhões de links e imagens dentro, e é algo muito vago para usar como crédito de foto. 

Então o que eu faço? Entre no link dessa imagem e lá você provavelmente irá encontrar o dono da foto. Caso não encontre, use o link do site onde a imagem está hospedada como o crédito. Já é alguma coisa.

Lembrando que eu dei o exemplo do Google, mas isso serve para qualquer outra rede que você usar para pegar imagens.

Agora só falta você saber onde colocar esse bendito crédito. Eu costumo linkar o site embaixo da foto, escrevendo (Imagem), mas se você quiser fazer de outra maneira, está tudo certo! O importante é não deixar a imagem solta sem crédito nenhum.

Sites que disponibilizam imagens gratuitas

Na verdade eu só conheço/me recordo de dois, porém já é uma ajuda!

Death to Stock é um site incrível onde você cadastra seu e-mail, e recebe pastas com imagens incríveis que você pode utilizar quando quiser!

E o famoso Freepik tem imagens, vetores, ilustrações e muitas coisas que podem ser aproveitadas por você!


Esse post foi útil? Espero que eu tenha conseguido ajudar vocês em relação a imagens para posts! Qualquer dúvida, estou a disposição! 

8 comentários:

  1. Oi Vitória, tudo bem? As imagens realmente são uma parte essencial em nossos posts. Sem elas parece que o texto perde um pouco de vida. No meu antigo blog costumava pegar muitas fotos da internet e nem sabia o que era crédito. Mas agora tento fazer minhas próprias fotos e ilustrar meus posts com elas. Ah, e quando não é possível tenho uma área especial para creditar as imagens. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sim é uma blogueira maravilhosa que cria suas próprias fotos, e quando não, as credita, hahaha!

      Excluir
  2. Eu sempre tento ao máximo tirar as minhas próprias fotos pra usar nos meus posts. Gosto de deixar o post do jeitinho que imaginei, então pra conseguir isso eu tenho que tirar as fotos, porque raramente encontro as que quero quando pesquiso. Mas tem sim aquelas que eu preciso procurar para ilustrar o post, só que também sempre tento procurar a fonte da imagem e, quando eu não acho, coloco pelo menos o link do lugar onde eu encontrei :) Enfim. Adorei suas dicas flor ^^
    Beijos :*
    Me Cativastes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro posts com imagens autorais! Que bom que gostou <3

      Excluir
  3. Eu faço das suas dicas um pouco de cada: crio as minhas imagens (principalmente no instagram) por meio Pcsart (um aplicativo de celular muito massa), também utilizo o photoscape para a edição das minhas fotos tiradas com a câmera fotográfica e do celular. Ficam boas e dão o aspecto que quero para o post. Super gostei das suas dicas.

    Até mais! O/
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo o PicsArt também! Beijão <3

      Excluir
  4. Eu to começando a ilustrar meus posts com imagens autorais e to adorando, inclusive é até bom pra treinar a fotografia, né não? E como meu blog é de entretenimento, a maioria das imagens são de séries e filmes, daí acaba não sendo necessário dar créditos e quando pego outro tipo de imagem é bom entrar em sites que já disponibilizam de graça pra usar sem problemas! <3

    SEXTA DIMENSÃO
    Fanpage do blog

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, clique na caixinha que fica em frente "comentar como" e selecione "Nome/URL" ou comente com sua conta do Wordpress :)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo