14 setembro 2017

Blogando em qualquer lugar | CMBA #4

Blogar abrange muito mais coisas do que simplesmente escrever um post e clicar no botão "publicar". E essas coisas podem ser feitas em qualquer lugar, sem um computador e sem internet. Você nunca tentou, de alguma forma, economizar o tempo que fica sentada na frente do computador produzindo?

Vamos aprender como fazer isso hoje?

"Como manter o seu blog atualizado (CMBA)" é uma série que contará com 5 posts ao total, todos com dicas maravilhosas de organização e modos de manter o seu blog sempre recheado!
LEIA TAMBÉM: CMBA #1: Diferentes maneiras de ter ideias incríveis para posts!
LEIA TAMBÉM: CMBA #2: Sobre as fotos que ilustram o seu post
LEIA TAMBÉM: CMBA #3: Renovando posts antigos


Para começarmos a pensar, vamos entender o que é blogar.

"Blogar" é um termo que abrange vários itens, e nem todos serão citados aqui, porém os mais importantes para entendermos esse post são: ter ideia para um post, organizar as ideias, escrever o post, revisar, aplicar SEO, criar imagens, divulgar. Esses são alguns itens importantes, e a maioria deles você consegue adiantar fora de casa, no lugar que estiver.

Eu já falei no primeiro post dessa série diferentes maneiras para se ter ideias de posts, e uma das dicas mais importantes que dei foi: sempre anotar suas ideias. No bloco de notas, em uma agenda, onde você quiser. Esse bloco/agenda também pode ter outra utilidade: servir de rascunho para suas futuras postagens.

Caso você utilize algum bloco de notas, pode escrever um post inteirinho no próprio celular e depois abrir seu blog no navegador, copiar o texto e colar. Agora é só salvar como rascunho e deixar para acertar os últimos detalhes e colocar imagens pelo computador.

Se você usa uma agenda ou não gosta de escrever pelo celular, uma boa dica é criar/organizar tópicos para o seu post.

Quando nós escrevemos algo, para que o texto tenha coerência, é necessária uma ordem para apresentar/explicar os assuntos propostos, e você pode criar essa ordem na forma de tópicos para facilitar quando você for produzir o post.

Vou dar como exemplo os tópicos que fiz para esse post (se você ler verá que eu segui os tópicos que criei).

Fotografando para posts
  •  Criando artes
  • Fotografando
  • Como dar créditos a imagens
  • Sites que disponibilizam imagens free 
São tópicos super simples, mas que me ajudaram muito na hora de produzir o texto.

O seu texto já está prontíssimo e revisado, com imagens lindas (que você editou pelo celular, porque não perde tempo mesmo) e agora o que falta? Divulgar, claro!

Essa parte não é tão difícil, né? Tenha uma imagem bacana, um textinho de divulgação, o link do post e tá pronto o sorvetinho! Você paga o 3G para divulgar posts pelo celular enquanto está dentro do ônibus indo para o trabalho/escola, e não para ficar mandando mensagens no WhatsApp, viu?

Não é super fácil economizar seu tempo usando outras formas de blogar além da "tradicional"? Vejo vocês na próxima quinta-feira com o último post dessa série!

21 comentários:

  1. Eu fazia muito isso, mas o que eu acho super chato é que o aplicativo do blogger não colabora muito pra quando a gente quer publicar e não tem um computador, sempre precisa dar uma revisada no PC depois pq se não vira bagunça :s
    Estou amando esta série de posts

    Carol Justo | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu não gosto do aplicativo do blogger também não! :(
      Que bom que você está gostando, Carol! <3

      Excluir
  2. Não consigo usar o celular para postar =( me incomoda muito digitar e conseguir editar as imagens, principalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Editar as imagens é tão tranquilo, tem vários apps bacanas!

      Excluir
  3. Eu já faço isso sabe...o problema é que nas horas que tenho ideias para o post já estou deitada na cama, já é mais de 1 da madruga e se levanto não durmo tão cedo hahahahaa
    Mas as ideias são ótimas e procuro seguir sempre.
    Celular não uso porque sei lá, não gosto mesmo eheheee
    Bjs e muito boa as dicas.

    ResponderExcluir
  4. Anotar, Anotar, Anotar, super dica pois muitas vezes perdemos conteúdo por esquecer as nossas idéias, ahhhh adorei e super aproveito meu tempo para não procrastinar!!
    Adorei a série de post sobre o assunto e continuarei seguindo aqui para acompanhar as dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou, Thau!

      Excluir
  5. Eu tenho verdadeiro bloqueio pra escrever posts fora do Painel de Controle do Wordpress... Na verdade sou tão "viciada" nele que tem coisas que nem são posts que começo por lá pra ver se engrena. Isso é um saco porque não consigo produzir com o blog fora do ar ou mesmo desse jeito que você sugeriu... E é uma coisa TÃO ÚTIL nessa vida sem tempo. Preciso superar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, como assim? Achei esse fato engraçado, hahaha! Mas seria bom mesmo você sair desse bloqueio

      Excluir
  6. Vou ser sincera em dizer que tenho muita preguiça de ficar anotando ideias e escrevendo no bloco de notas, mas isso é muito importante e deve ser levado em consideração sempre. Eu tenho muita dificuldade em encontrar inspiração quando meus dias tão corridos demais, mas tento ir olhando para os detalhes e sempre sai alguma coisa bacana. Acho super válido a parte dos tópicos. Adorei ♥

    ResponderExcluir
  7. Não pensei em escrever um post inteiro pelo celular, acho que sou mais produtivo sentando e fazendo tudo direto do PC. Mas vou experimentar qualquer hora que as ideias vierem! ahahaha

    SEXTA DIMENSÃO
    Fanpage do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar uma adiantadinha é bom, hahaha!

      Excluir
  8. Eu tenho o caderno e uso o próprio blog para pautar os assuntos...deixo as idéias no rascunho. Nunca usei o app do blog escrevo sempre pelo Chrome do celular pois não tenho PC no momento mas nem por isso fico sem publicar no meu blog e tenho consciência que infelizmente alguns recursos são prejudicados por não escrever em PC...suas dicas são ótimas!!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que organização é a palavra de ordem, sou dessas que anda com caderninho e celular prontos para ideias ou uma foto legal e por aí vai, confesso que não consigo trabalhar muito com a edição no celular, prefiro mesmo o computador e nesse ponto acabo perdendo um pouco rs Adorei a ideia desses posts, com certeza ajudará muita gente a ter uma rotina mais organizada e também a entender que blogar não é so escrever :)

    ResponderExcluir
  10. Sempre anoto TUDOOOOO todas as ideias que tenho pro blog, e isso é ótimo porque as vezes fico "o que posso postar hoje?" vou direto no meu caderninho e vejo, faço rascunho de postagens até desenho pra layout faço as vezes

    ResponderExcluir
  11. Eu uso o wordpress, então é super difícil de mecher no layout ou qual quer outra coisa, por isso que meu blog é mega simples, mesmo. Não uso app, e acho que nem saberia, então é tudo no rascunho no wordpress mesmo. BJOS !

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muito bloqueio para isso, não apenas para postar fora de casa, mas só consigo blogar pelo computador. Fora que preciso dos programas de computador para editar as imagens do jeito que quero, por isso fora do pc eu faço as fotos, leio o que vou resenhar, e outras coisas, meu pc é praticamente exclusivo para blogar.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  13. Arrasou Vi, estou amando acompanhar sua série de dicas!
    Eu sou blogueira a moda antiga, tudo começa no bom e velho caderninho!
    Beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando, Carol! <3

      Excluir

Se você não tem conta no google, clique na caixinha que fica em frente "comentar como" e selecione "Nome/URL" ou comente com sua conta do Wordpress :)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo